Você já ouviu falar de batata yakon?

A batata yacon é uma raiz tuberosa que tem origem na região Andina. Sua produção no Brasil começou em 1994 e, atualmente, é mais abundante no interior de São Paulo, onde se adaptou bem ao clima, altitude e tipo de solo.

A aparência pode ser comparada à batata doce, mas tem gosto doce e polpa crocante, como uma pera. Por isso, é bastante consumida na forma in natura, como se fosse uma fruta mesmo

Como tem um elevado conteúdo de água (83% a 90% do peso fresco), tem baixas calorias, o que torna a batata yakon uma queridinha de quem está de olho no peso.

A composição nutricional faz a diferença!

Diferente da maioria de tubérculos e raízes, que armazenam carboidratos na forma de amido, a batata yacon possui carboidratos na forma de frutooligossacarídeos (FOS).

Os FOS são açúcares que não podem ser digeridos pelo organismo humano. Mas isso não é uma má notícia, ao contrário. Por conta disso, os FOS “alimentam” as boas bactérias do intestino, gerando efeitos favoráveis à saúde como alívio da constipação intestinal, aumento na absorção de minerais, fortalecimento do sistema imunológico e redução do risco de desenvolvimento de câncer de cólon.

Por conta do seu efeito hipoglicemiante (que “baixa” o açúcar no sangue), a batata yakon também é bastante consumida por portadores de diabetes. Uma das possíveis explicações para essa ação é o fato de os FOS se transformarem em uma espécie de gel no intestino, retardando a absorção do açúcar e, assim, mantendo a glicemia controlada.

Como a batata yakon ainda não faz parte do hábito alimentar do brasileiro, vale a pena saber que é possível atingir benefícios semelhantes com outros alimentos, como beterraba, banana, alho, cebola, trigo e tomate, que também ricos em FOS.

Fonte: Ministério da Saúde, 2018




Esta é uma dica do Blog do Prato Legal, uma iniciativa promovida pela Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (ASSERT), que tem como principal objetivo orientar os estabelecimentos credenciados para que ofereçam aos seus clientes uma alimentação saudável, equilibrada, saborosa e que atenda às exigências estabelecidas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Site: http://pratolegal.com.br/blog/